terça-feira, 26 de maio de 2009

Viver despenteada

Recebi esse texto por email e quis imediatamente compartilhar com vocês. Adorei o texto! Primeiro, porque sempre vivi meio despenteada e a idenificação foi imediata! Segundo, porque acho muito chato essa coisa de todas-as-mulheres-iguais-com-escova-progressiva ou seria escova obsessiva? (Ainda bem que a moda dos cabelos lisíssimos já passou.) Desconheço a autoria do texto, pesquisei na internet e encontrei um blog (muito bacana, por sinal) que o havia publicado http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2009/03/viver-despenteada.html


Aí vai:
O mundo está louco, definitivamente louco... O que é gostoso, engorda. O que é bom, custa caro. O sol que ilumina o teu rosto, enruga. E o que é realmente bom dessa vida, despenteia...
- Fazer amor, despenteia.
- Rir às gargalhadas, despenteia.
- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.
- Tirar a roupa, despenteia.
- Beijar a pessoa amada, despenteia.
- Brincar, despenteia.
- Cantar até ficar sem ar, despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível...

Então, se quando nos encontrarmos, eu estiver com o cabelo despenteado, pode ter certeza que é porque estou passando por um momento feliz da minha vida. É a lei da vida: a mulher que anda no primeiro carrinho da montanha russa sempre vai estar mais despenteada do que aquela que preferiu não subir.

Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável, penteada e engomada por dentro e por fora. O anúncio dos classificados deste mundo exige boa aparência: penteie o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça, coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria...

E talvez devesse seguir as instruções, mas quando vão me dar a ordem de ser feliz? Por acaso não se dão conta que para ficar bonita eu tenho que me sentir bem... A pessoa mais bonita que posso ser!

O que realmente importa é que, ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser. Por isso, minha recomendação à todas as mulheres (e também aos homens): entregue-se, coma coisas gostosas, beije, abrace, dance, apaixone-se, relaxe, viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, corra, voe, cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável, admire a paisagem, aproveite, e acima de tudo, deixe a vida te despentear!!!

O pior que pode acontecer é que, rindo, frente ao espelho, você precise se pentear de novo...



Mafalda (Quino)

E, para aquelas que estão desesperadamente precisando se despentear, recomendo urgente a leitura de Mulheres que Correm com os Lobos de Clarissa Pinkola Estés, uma espécie de bíblia da minha vida.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Para assistir e guardar consigo

Quero recomendar dois filmes, disponíveis em DVD, ambos produções hispano-argentinas com a fabulosa atriz uruguaia China Zorrilla no papel principal. O primeiro é Conversando com Mamãe (Conversaciones con Mama, 2004), sem exageros, um dos melhores filmes que já assisti.

O outro é Elsa e Fred (Elsa y Fred, 2005), uma divertida história de dois vizinhos idosos com comportamentos opostos diante da velhice. Elsa, espontânea e extrovertida, vive cada dia como se fosse o último, e Fred, introvertido e solitário, resignado aos limites impostos pela idade, pela sociedade e pela família.

Os dois filmes são de uma sensibilidade ímpar. Lembram-nos que apesar do envelhecimento do corpo, a cabeça e a vida podem continuar muito pensantes e interessantes. São filmes que desafiam ideias pré-concebidas sobre a vida na terceira idade, os amores, a sexualidade, a maneira como as famílias tentam controlar os mais velhos sob o pretenso véu dos cuidados e da preocupação. O assunto é de interesse geral, pois seja você jovem ou não, todos temos ou teremos convívio com pessoas mais velhas na família e, se tudo der certo, também ficaremos velhos.
Gostaria de ler aqui seus comentários sobre esses dois filmes imperdíveis.


Manoel Alexandre e China Zorrilla em Elsa & Fred

terça-feira, 19 de maio de 2009

Jasmine, a greyhound terapeuta

Amigos, recebi esse email da veterinária que cuida da minha gatinha, Simone Abrantes da Vet Vida. Achei o caso extraordinário e dei uma pesquisada na internet, onde encontrei a matéria na íntegra: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1103645/Meet-Jasmine-rescue-dog-surrogate-mother-50th-time.html


Em 2003, a policia de Warwickshire, Inglaterra, encontrou uma cadela da raça greyhound abandonada num galpão de jardim, estava suja, desnutrida, assustada e claramente maltratada. Como a polícia de lá é igualzinha à daqui, levaram a cadela para um abrigo de animais da região, o Nuneaton Warwickshire Wildlife Sanctuary, dirigido por Geoff Grewcock. O abrigo é, como o nome diz, um santuário para animais abandonados, orfãos ou com qualquer outra necessidade. Geoff e a equipe do abrigo batizaram a greyhound de Jasmine e trabalharam por semanas com dois objetivos: restaurar a completa saúde do animal e conseguir para ela um lar adotivo. Mas Jasmine tinha outros planos...


Ninguém se lembra como começou, mas ela passou a dar as boas vindas a todos animais que chegavam ao abrigo. Não importava se era um cachorrinho, um filhote de raposa, um coelho ou qualquer outro animal perdido ou ferido. Jasmine se esgueirava para dentro da caixa ou gaiola e o recebia com uma lambida de boas vindas. Geoff conta um dos primeiros incidentes: " Nós tinhamos dois cachorrinhos que foram abandonados numa linha de trem próxima. Eles eram bem pequenos quando chegaram aqui e Jasmine aproximou-se e abocanhou um pelo cangote e colocou-o em uma almofada. Aí ela trouxe o outro e aconchegou-se a eles, acarinhando-os. E ela é assim com todos os nossos animais, até com os coelhos. Ela os acalma e desestressa e isto os ajuda, não só a ficarem mais próximos a ela mas também a se adaptarem ao novo ambiente. Jasmine fez o mesmo com filhotes de raposa e de texugos: ela lambe os coelhos e os porquinhos da índia e ainda deixa os pássaros empoleirarem- se em seu nariz! O que mais impressiona é que a raça dela normalmente caça coelhos em pistas de corrida, e ela aqui adota todos eles." A assustada e abandonada Jasmine "trabalha" hoje no Santuário de Warwickshire, onde é uma espécie de mãe e terapeuta para os animais que chegam.
A lista de jovens animais dos quais ela cuidou nesses cinco anos inclui filhotes de raposa, filhotes de texugo, galinhas, poquinhos da índia, cachorrinhos e coelhos. E um cervo montês. O pequeno Bramble, com 11 semanas de idade, foi encontrado inconsciente em um campo. Na chegada ao Santuário, Jasmine aconchegou-se a ele para mantê-lo aquecido e assumiu inteiramente o papel de mãe adotiva. "Jasmine enche Bramble de afeição e não deixa que nada lhe falte. Eles são inseparáveis", diz Geoff. "Bramble anda entre suas pernas e eles ficam se beijando...Eles passeiam juntos pelo Santuário. É um prazer vê-los." Jasmine continuará cuidando de Bramble até que ele possa voltar a viver na floresta. Quando isto acontecer, Jasmine não estará sozinha, ela estará muito ocupada acolhendo o próximo animalzinho recolhido pelo abrigo.

http://www.warwickshirewildlifesanctuary.co.uk/
Vet Vida - 3204 1307

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campanha anônima


No último dia primeiro de maio, foram distribuídos na praia de ipanema kits contendo uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol que trazia na frente os dizeres "o Irã nos fodeu" e atrás, acima do número 10, "Odebrecht", como se fosse o nome do jogador (veja as fotos), um short azul e um adesivo explicando o caríssimo brinde. O adesivo tinha o seguinte título: "Conspirando com o Equador, o Irã roubou da Odebrecht muitos investimentos e empregos brasileiros" e discorria num texto dizendo que o Brasil havia sido logrado na transação entre os dois países e terminava assim: "o líder do Irã, Mahmud Ahmadi-nejad, vem ao Brasil em alguns dias... leve esta camisa para demonstrar sua discordãncia com esta política persa de cosnpiração contra o Brasil". Conspiração contra o Brasil? Além do estranho brinde, havia aviões de propaganda passando na praia com os dizeres, mais suaves: "O Irã nos ferrou".

No dia seguinte, saiu uma matéria no O Globo online, falando que a camiseta e os aviões tinham os mesmos dizeres, o "ferrou" ao invés do "fodeu", e onde a empreiteira Odebrecht negava qualquer participação na campanha... leia a matéria:

Como já disse antes aqui no blog, não sei nada de política internacional, mas, ao que me consta, o Brasil nunca teve qualquer problema com o Irã, quem parece não gostar nada dos iranianos são Israel e os EUA. Usar a camisa oficial da seleção brasileira, símbolo de orgulho da nação, para dizer que o Irã nos fodeu é de uma agressividade ímpar. Não saber quem está por trás da distribuição dos luxuosos brindes e da contratação dos aviões de propaganda é, minimamente, preocupante. Que campanha é essa? O que ou quem está por trás disso?
Muito grave.

fotos: Rodrigo Romano http://romanodesign.com.br/