domingo, 5 de julho de 2009

Lavanda, um santo remédio

Usado desde os primórdios, o mais versátil de todos os óleos essencias, o óleo de lavanda é o primeiro passo para montar uma mini farmácia de aromaterapia. É importante adquiri-lo de um bom fornecedor - o vidrinho de 10 ml custa em torno de R$ 40 - mas é um excelente investimento e dura muito, pois tudo o que você precisa são poucas gostas de cada vez.

Suas propriedades são inúmeras: analgésico, antidepressivo, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. O que mais faz desse óleo essencial uma chave para o bem estar é o fato de ser um estabilizante: quer dizer, se você está agitado, ele é calmante, se está depressivo, ele dá uma levantada no astral.

A maneira mais fácil de se beneficiar da aromaterapia é tomar um bom banho de banheira com 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tem uma banheira em casa, pode recorrer ao velho, bom e infalível escalda-pés - para quando estiver gripado, cansado ou simplesmente precisando de um trato. Use, de preferência, uma bacia de porcelana ou metal, coloque água o mais quentinha que aguentar, e 3 gostas do santo óleo. Outra maneira de usar o óleo essencial de lavanda é pingar gotinhas dele no que se chama de óleo transportador (óleo de amêndoas, semente de uva ou mesmo azeite virgem de oliva, o importante é ser um óleo vegetal) e usá-lo como óleo de massagem. Também pode ser usado, durante a gripe ou resfriado, para fazer inalação: derrame água fervendo em uma bacia, pingue 3 gotas do óleo e respire esse vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Ainda outra forma de usar a lavanda é borrifá-la na roupa de cama ou na roupa de uso na hora de passar. Para fazer uma bela água de lavanda, use 2 xícaras de água mineral, 1/4 de xícara de álcool e 8 gostas de óleo essencial de lavanda. Além da roupa ficar cheirosíssima, combate a insônia, alivia a tosse e os insetos ficam longe! Essa água também pode ser usada como aromatizador de ambientes.

Mas talvez o mais impressionante uso do óleo essencial de lavanda seja nas queimaduras. Se alguém se queimar, aplique gotas do óleo essencial puro, diretamente sobre a área da pele que sofreu a queimadura e, como um milagre, além de aliviar a dor, a cicatrização se dá sem deixar marcas na pele.

O nome LAVANDA vem do latin e quer dizer "lavar", provavelmente devido ao seu uso como antisséptico. Lavanda está ligada à pureza e à felicidade. Então, não espere, tenha óleo essencial de lavanda em casa e deleite-se com seus vários usos!


11 comentários:

claudiahersz disse...

Gostei da dica.
Sou perfumista amadora, e essa coisa dos óleos essenciais me interessa.
vc conhece bons fornecedores de óleos essenciais aqui no Rio.
bjk
Claudia

claudiahersz disse...

"vc conhece bons fornecedores de óleos essenciais aqui no Rio?"

isso era uma pergunta, não uma afirmação...

disse...

Drica, eu também sou super fã de lavanda para tudo, tenho vários pézinhos, você se interessaria por uma muda? Me avisa... vou procurar um powerpoint sobre lavanda que algúem mandou para mandar para vc. bjs, Vê

cecilia disse...

Um cha da planta, ou das sementes é ótimo digestivo, elimina gases. bem suave. As sementes em um saquinho de pano no armário espantam traça, e ajudam a controlar o mofo.
Uma planta linda!
beijocas.

Dida disse...

Driana, dorei as dicas... Só faltou a indicação do fornecedor... Pergunta pra sua amiga Vê, se ela me conseguiria uma muda. A tempos que eu quero um pézinho de Lavanda na minha varanda... Beijos minha linda.
Dida

Anônimo disse...

Mas que ótimo ambiente que se pode formar num blog, né mesmo? Posso ler artigos selecionados por minha amiga Nhá Drica, rever ou ler Didão na área e ainda ficar super informado sobre assuntos vários como esse ótimo artigo sobre essa plantinha formidável...
Muito obrigado pela sábia informação. O blog tá lindo, sempre que posso passo.
Beijo grande a todos.
Nando

Adriana Pinheiro disse...

Queridos, para comprar o óleo essencial, tem a farmácia Caminhoá, em botafogo, tel 2537 9943 (entregam em casa) que trabalha com as marcas Bioessência e Kurã, ambas muito boas. Pra quem mora na Barra, tem a Flor e Vida 3139 3168.
Há outros fabricantes ótimos, gringos, como a Neal´s Yard inglesa e a L´Occitane, francesa.

Quanto ao cultivo da planta, a Lavanda gosta de climas como Itaipava e Teresópolis. Há mudas à venda no quiosque do Largo do Machado e em vários hortos.

beijos :)

Adriana Pinheiro disse...

Ah, e peloamordedeus, o óleo essencial é para USO EXTERNO!

As ótimas dicas da Cecília são com a planta em si!

beijos

Anônimo disse...

Olá, amo LAVANDA realmente é maravilhosa e divina usei na minha queimadura e quase não ficou marca.
Comprei um perfume muito gostoso de lavanda na loja cores vivas (infantil) não tem o fixador bom mais é muito cheiroso.
Bj de luz

Michelle Salino

Anônimo disse...

Óleo essencial de lavanda vindo diretamenete da França , frasco 10 ml valor R35,00 mais frete , contato:oleodelavanda@hotmail.com

Wagner disse...

Boa tarde pessoal!

Meus parabéns ao autor deste artigo!
Também escrevo para informá-los sobre a QUINARÍ, uma empresa que dispõe de uma enorme variedade de óleos essenciais. São mais de 50 tipos, todos 100% puros e de ótima procedência. A QUINARÍ é referência nacional neste segmento! Afinal, vende seus óleos para todo o Brasil há anos através de sua loja virtual – bem elaborada e de fácil navegação! Visite-os:

www.quinari.com.br
(Categoria Óleos Essenciais)

Sempre compro meus óleos lá!
Ah, eles também vendem diversos tipos de óleos carreadores!
Entregam em sua casa...em qualquer lugar do Brasil!

Abraços